quinta-feira, 21 de junho de 2012

A Arte da Direção

Não a direção do sentido de "dirigir um carro" ou algo assim. Me refiro à direção artística
Não é só no cinema em que os diretores são importantes para a certeza de que o filme será realmente bom. Na dança, a direção também faz do espetáculo uma verdadeira superprodução, mesmo se for uma apresentação do baby class. 
E vou contar uma coisa: minha professora é uma ÓTIMA diretora. Estamos preparando uma apresentação simples para os pais, na sala de aula mesmo, e só agora percebi o seu dom para dirigir. Como não percebi todo esse profissionalismo no ensaio do espetáculo do ano passado? Foi muita falta de atenção minha, mas agora vejo que eu faço aulas com uma grande bailarina, diretora e coreógrafa. 

Alexi Ratmansky, diretor artístico da Bolshoi da Rússia

Eu já admirava diretores cinematográficos como Tim Burton (Alice no País das Maravilhas, A Noiva Cadáver), David Yates (Harry Potter) e Steven Spielberg - principalmente Burton e Yates, que dirigiram meus filmes favoritos. Agora admiro também os diretores artísticos.
Não sei o que mais me encanta, na verdade. Dirigir ou ser dirigido. Gosto muito como minha professora me dirige. Minha personagem na nossa pequena apresentação é a bruxa da história e as idéias da 'diretora' estão me ajudando muito a aperfeiçoar minha atuação e dança, sem falar que é o papel antagonista, então estou aprendendo também a melhorar o meu "lado negro", artisticamente falando. Todos os bailarinos ou atores precisam saber trabalhar nesse lado, pois virão os mais diversos papéis.

Dirigir também é uma arte. E é disso que saem outras artes.
Eu quero dirigir um dia, e você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário