sábado, 12 de maio de 2012

Vamos dançar a dança do amor

Foi procurando as músicas da minha apresentação que descobri que a primeira pertencia ao espetáculo KÀ do Cirque du Soleil, no ato de baton twirling. Baton o quê? É, o post de hoje não será sobre ballet. O Baton Twirling é um esporte que utiliza bastões (cada atleta precisa de um bastão que adaptado às medidas de suas mãos) misturando elementos de dança e lindas técnicas com os objetos. Confesso: estou apaixonada por Baton Twirling. Como perceberam, o esporte é TÃO desconhecido no Brasil que não possui ao menos uma tradução para o português (ao pé da letra poderia ser "giramento de bastões"). Não sei a causa, mas é bem fácil de ser praticado por aqui.
É suave, um outro tipo de dança, poderia dizer. E a música do ato de KÀ se chama Love Dance. A Chief-Archer's Daughter (Filha do Arqueiro-Chefe, interpretada pela twirler japonesa Noriko Takahashi) é uma moça desejada pelos vilões da história, mas ama o personagem principal, o Twin Brother (Irmão Gêmeo, interpretado pela lutadora de wushu Cheri Haight) e após libertá-lo de uma "prisão", o rapaz entrega a ela sua flauta e a de Twin Sister (Irmã Gêmea, interpretada pela atriz e lutadora de wushu Jennifer Haight) e depois de fugir, Chief-Archer's Daughter performa com as flautas a Dança do Amor. É lindo. Não tem como não se apaixonar.


É BEM raro clubes de Twirling no Brasil, mas no YouTube tem milhões de vídeos ensinando as técnicas, desde como girar os bastões para iniciantes até como girar o objeto nas costas.
A música Love Dance é perfeita. Quando ouvi pela primeira vez, no ensaio da apresentação, eu chorei. Quando descobri a performance, passei a me interessar por Twirling e estou me saindo bem! Com objetos improvisados, claro, vou aperfeiçoando o giramento básico e já consigo lançar o "bastão" para cima girando-o e pegá-lo sem dificuldades. Pretendo comprar um de verdade com minhas medidas, obviamente.

Love Dance é inspirador, todos os bailarinos deveriam ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário